Cine club
Nossa primeira exibição no Cineclube foi o filme Atlântico negro: na rota dos orixás. Um documentário dirigido por Renato Barbieri em 1998, retrata a ligação dos negros africanos com o Brasil. Pode-se afirmar que escravizaram a força do negro, mas não conseguiram dominar sua alma.O documentário enfatiza a crença dos africanos, pois, mesmo com a dor do rapto de sua terra, longe de seus amados e submetidos ao trabalho intenso e condições de vida desrespeitosas, os negros não deixaram de ter fé. E essa fé os fizeram viver, resistir e lutar pela liberdade de seu povo. É possível sentirmos essa fé presente em nossa vida, representada em nossa cultura por meio das danças, dos batuques, dos penteados afro, tudo herança africana. O vídeo desperta um olhar cuidadoso para os detalhes dessa manifestação que uni o Brasil e a África, e por muitas vezes é descriminada por falta de conhecimento dessa rica contribuição cultural.
A contextualização do documentário realizada pela professora Monica Lima, trazendo a realidade de alguns fatos registrados em nossa história, comprovou a riqueza da cultura africana, emocionante em sua trajetória de dores, força e conquistas.
O evento realizado no dia 12 de maio de 2011, possibilitou o resgate pessoal da identidade negra presente em cada brasileiro e adormecido pela falta de conhecimento.
Bruna C. Cruz
PET Conexões/Diversidade
Julho de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário