quarta-feira, 27 de julho de 2011

Apreciação do texto do Boaventura- A Universidade do século XXI



Como meus colegas relataram o texto do Boaventura me levou a refletir a meneira como via a Universidade e como a vejo hoje. Aquilo que de inicio parecia o fim de uma luta me fez perceber que era a penas o inicio de uma jornada, e respondendo um pouco a proposta da Poema penso que não é a sociedade queproduz para dominar, mas sim um grupo que não é a maioria conduz a um pensamento que lhe convêm e concerteza este é um grande problema da Universidade que deveria levar a construção de um pensamento crítico se deixando conduzir por um pensamento pertencente a um grupo que não é a maioria e transformando-o em Hegemônico.



Lendo um comentário da Luciana sobre um levantamento realizado pelo Bruno a respeito da privatização da Universidade concordo com ela e vejo que esta conformação social diante deste fato vem da escola que aceita essa omissão do Estado e não permite que o aluno desenvolva seu lado crítico. Se nós que temos essa formação crítica não levarmos nossos alunos , como professores ou futuros professores, essa conformação prevalecerá. E afinal o que é que queremos



A Universidade não deveria ser vista como uma maneira de subir de vida - como ocorre hoje na sociedadeem que vivemos- e uma oportunidade para poucos. Esta na hora de recuperar aquela que deveria ser sua principal característica a AUTONOMIA e pensar em que aluno quer formar e quem é esse aluno



É muito interessante essa ecologia de saberes a qual o Boaventura se remete da extenção ser feita de dentro para fora, que é o que estamos buscando realizar dentro do nosso projeto, trazer a Universidade para dentro da comunidade. Não restringir o conhecimento a penas a uma parcela da sociedade, a um unico grupo privilegiado.



Outro fato que fica muito visivel no tesxto do Boavemtura é sua constante crítica a atuação das empresas privadas dentro das Universidades que acabam influênciando a produção de conhecimento e o restringindo a um unico grupo da sociedade. O que acaba por prejudicar uma maioria que por não ter o auxilio do governo, que por comodismo deixa o setor privado atuar no seu lugar, e acaba privilegiando um determinado grupo por ter dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário