sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Universidade no século XXI

Por: Thayara C. S. de Lima

Boaventura de Sousa Santos, nascido em 15 de novembro de 1940, é doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick, além de participar da coordenação científica dos seguintes programas de doutoramento: Direito, justiça e cidadania no século XXI, Democracia no século XXI e Pós-Colonialismos e cidadania global.
Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos.

Nos ateremos por enquanto ao seu artigo entitulado "A Universidade no século XXI", no qual Boaventura defende a ideia de que a universidade está mergulhada numa crise profunda e de dimensões globais, mas com especificidades em cada país.
Segundo o sociólogo, trata-se de uma crise, predominantemente, institucional, decorrente de um processo crescente de descapitalização - em que os governos deixam de investir - e de privatização da universidade pública. Esse processo, que teve início nos anos 80, chega, na atualidade, a uma situação de limite. "A universidade tal qual ela é está a chegar ao fim", resume.

O citado texto pode ser vizualizado no seguinte link : ´´A Universidade no século XXI``

Nenhum comentário:

Postar um comentário