quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Diário de Viagem #5 - Encontrando o PET Conexões local

Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, chegamos ao campus da UFES cedo para que pudéssemos nos inscrever nos mini-cursos de interesse de cada um. Após fazer a inscrição, fomos conhecer um pouco mais o espaço do campus, que tornava-se cada vez mais interessante para nós por agrupar tantos cursos em um único espaço. Pudemos identificar em um mesmo corredor, cursos de ciências humanas e exatas!

Quando saímos do auditório, entramos em um corredor onde avistamos uma porta com uma identificação de "PET Conexões Educação". Não hesitamos em bater à porta para começar uma conversa sobre ambos os projetos, criar conexões, por assim dizer.

As bolsistas foram muito atenciosas na recepção, atitude recorrente entre os capixabas. Explicaram-nos que na UFES existem dois grupos de PET Conexões, o Educação e o Licenciatura.

Este encontro que tivemos foi com o grupo PET Conexões Educação, que é coordenado pela professora Valdete Côco e possui nove bolsistas. O foco do grupo é a atuação na Educação Infantil, onde estão presentes continuamente, pelo menos duas vezes por semana.

Descobrimos que o processo de seleção dos bolsistas ocorre de forma semelhante a do nosso, onde os alunos precisam ser de origem popular, o que é verificado por eles a partir do cadastramento do SIS (Sistema de Inclusão Social), algo semelhante à bolsa auxílio da UFRJ. A preferência de ingresso no grupo também é por alunos dos primeiros períodos da graduação.

O contato foi especialmente enriquecedor para que possamos futuramente ficar mais entrosadxs nos eventos que reúnem os grupos PET e PET Conexões em diferentes instâncias, sejam elas estaduais, regionais e nacionais. O grupo PET Conexões da UFES nos pareceu intensamente dedicado a criar essa conexão, tanto entre os grupos PETianos da universidade, quando com outros grupos de fora. Fica o exemplo e vamos nos dedicando a participar dos próximos eventos já confirmados para 2013: O Sudeste PET, que acontecerá em Águas de Lindoia e o ENAPET, em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário