domingo, 2 de dezembro de 2012

"Diversidade na Literatura Infantil: Construindo Novas Identidades". Um relato sobre as oficinas.

Este ano mais uma vez tivemos a oportunidade de apresentar as oficinas na escola da Penha realizada com uma turma da Educação de jovens e adultos (EJA). Como o próprio titulo deixou claro está oficina foi sobre Literatura Infantil. Mas como trabalhar esse gênero textual com EJA? 

Primeiramente destaco aqui que minha oficina foi planejada a partir de minha pesquisa que tem o objetivo geral desta pesquisa é demonstrar que a literatura infantil pode ser um instrumento valioso para realizar um trabalho multicultural, trabalhar a diversidade dentro das escolas. Também tem por objetivo demonstrar que através de um instrumento lúdico como a literatura infantil é possível trabalhar a diversidade dentro da sala de aula, mas não se limitando apenas a ela, como também buscando encontrar materiais para a realização deste trabalho. Destaco aqui que ao planejar esta oficina tanto este ano – 2012 – como no ano de 2011 tive o cuidado ao trabalhar com este recurso de em nenhum momento infantiliza-los.

Assim antes do começo da oficina tive receio que os alunos não participassem, ou se eles iriam responder as perguntas, dando as suas opiniões, pois o objetivo dessa é oficina, estimular a participação, refletir sobre a imagem e a cultura do negro na literatura infantil, compreender a importância de valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecer como sujeito construtor de sua história.

Durante toda a oficina os alunos participaram trazendo suas experiências e suas histórias. Ressaltando que um trabalho com uma turma de EJA é sempre uma troca de saberes e que mais uma vez neste ano posso dizer que este ano também aprendi muito com os alunos.

Nas oficinas ao seu quarto e ultimo momento foi entregue aos grupos uma cartolina com um boneco desenhado, eles deveriam escrever dentro dos bonecos palavras que para eles representem suas identidades. E me surpreendeu ao ver que eles não apenas escreveram palavras como fizeram relatos de suas experiências e escreverão até textos no cartaz.

Como minha colega publicou uma vez aqui a realização das oficinas temáticas estão sendo de suma importância para a minha formação enquanto profissional da educação. Aproveito esse espaço para agradecer os professores da escola por concederem o espaço da sala de aula, também a professora Amanda por disponibilizar a escola e buscar sempre estar presente nas oficinas contribuindo com sua experiência e nos auxiliando na realização das oficinas.

2 comentários:

  1. É bom ver no seu relato, que você conseguiu a atenção dos alunos, e que houve uma participação por vontade própria. O que nos faz refletir sobre o porque então na maioria das vezes a um certo receio em se utilizar livros infantis com adultos. Acredito que o livro possa ser utilizado, mas como destacado por você, tendo o cuidado de não infantiliza-los.
    Seria interessante se depois pudesse citar qual livro, ou livros, trabalhou com eles.

    ResponderExcluir
  2. O livro trabalhado foi as Tranças de Bintou. Não é muito dificil encontra-lo e particularmente gosto muito dele.

    ResponderExcluir