Desde dezembro de 2010 quando iniciou-se os trabalhos dos Programas PET/Conexões de Saberes – Diversidade, até o presente momento, discutimos diversos textos que tinham como ponto norteador a universidade e seus componentes, dando um novo olhar à sua estrutura antes total e indiscutivelmente elitista.
Hoje acredito que a “universidade” inicia um processo de transformação, procurando fazer reflexões não somente a cerca da universidade pública, mas como de certa forma o ensino superior e educação no Brasil.
Ainda são poucos os esforços, para a transformação desta universidade, mas pensa-la e discuti-la, como fazemos no PET/Conexões de Saberes – Diversidade, já indica que em alguns setores da mesma, há um incômodo sobre sua estrutura atual e para quê e quem ela está servindo.
Os esforços para modificação da educação são esforços tendo em vista que sem transforma-la não podemos pensar em modificar a sociedade perversa a qual vivemos, pois, é a partir dela que questionaremos as mazelas e discrepâncias vivenciadas com tanta passividade.
Concluo esta reflexão com uma frase do grande educador Paulo Freire.
“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.” (Paulo Freire).
Nenhum comentário:
Postar um comentário