sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Conexões em cartaz- 5x Favela"



Na Quinta-Feira dia 29 de Março, realizamos o nosso primeiro “Conexões em Cartaz” de 2012 dando continuidade ao evento que teve bastante repercussão não apenas em público, mas também de construção de opinião e conhecimento em 2011. O Cine Clube foi realizado pela primeira vez na Faculdade de Letras da UFRJ.

O primeiro filme a ser exibido foi “5X Favela- Agora por nós mesmos” dirigido por jovens diretores (Wagner Novais, Manaira Carneiro, Rodrigo Felhas, Cadu Barcellos, Cacau Amaral, Luciana Bezerra, Luciano Vidigal), sendo lançado no ano de 2010 é um filme composto por cinco curtas-metragens relacionados ao cotidiano dos moradores de Favelas do Rio de Janeiro, seus costumes, suas lutas, seus sonhos.

Com finais felizes que desatam o respiro de alívio, de satisfação e de aprovação, é presente também histórias com um final ora frustrante, ora dramático, e o pior, ter que reconhecer que o final dramático, frustrante é real e tem aumentado nos últimos anos, porém através do mesmo filme, podemos ver que é possível driblar o condicionamento que a Sociedade capitalista, preconceituosa e excludente na qual nos encontramos, impõe a boa parte das classes sociais.

Os curtas contribuem e bastante para a não generalização pejorativa dos moradores de espaços populares como as Favelas, representando sentimentos presentes em qualquer espaço num misto de drama, humor permitindo significação e reconhecimento com os personagens. Gírias, roupas, músicas, brincadeiras, a afetividade, o companheirismo e a relação entre a vizinhança seja nos momentos de festa ou nas dificuldades são retratados, sendo possível ressaltar a riqueza cultural presente nas favelas.

Após a exibição do filme, assistimos um breve vídeo com depoimentos de integrantes do Projeto “Conexões de Saberes” do qual o PET/Conexões de Saberes – “Diversidade” e “Identidades” é “herdeiro”. Com o sugestivo nome de “Não me convidaram pra essa festa” estudantes de origem popular relatam como é ser um universitário dentro de um sistema elitista, qual foi a reação de familiares e amigos ao saber de sua entrada na Universidade e como é permanecer na Educação superior mesmo com as dificuldades socioeconômicas.

Em um clima intimista tivemos a oportunidade de expressar opiniões, sentimentos e fazer relações e conexões entre os filmes. O que percebo de interessante em toda a execução do filme, sendo feito um pequeno levantamento de ficha técnica e de crítica é referente ao protagonismo tanto dos atores, quanto dos diretores do filme, o que também é um dos objetivos do PET/Conexões de Saberes. Os jovens diretores citados acima moraram ou moram em Favelas do Rio de Janeiro e boa parte dos atores é oriunda do mesmo espaço.

Longe de ser uma alternativa de vitimização e de políticas de caridade do espaço e dos sujeitos, o filme é uma forma de valorização e também de reivindicação voltando os olhos para a expressiva quantidade de moradores e consecutivamente para uma grande quantidade de sonhos, talentos, histórias que não podem ser desperdiçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário