Marilena Chauí, é uma filósofa e historiadora de filosofia brasileira, , tendo se especializado em História da Filosofia Moderna e em Filosofia Política. Atualmente Chauí ministra aulas de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da FFLCH-USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Marilena é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de Córdoba, da Argentina.
Sua produção acadêmica conquistou grande êxito, mas alguns de seus trabalhos, escritos em estilo didático e singelo, de fácil compreensão, propiciam seu sucesso também entre as pessoas leigas, desvinculadas do universo acadêmico.
Dentre sua extensa produção de reflexões sobre a Universidade brasileira, foi escolhido para a 3ª roda de discussão virtual dos conexistas o texto "A universidade pública sob nova perspectiva"(clique sobre o título para visualizar o texto na íntegra).
Neste texto, a autora faz um paralelo entre a universidade como uma instituição social ou como uma organização social. Os conexistas foram estimulados a fazerem comentárioa sobre a transição e mudanças ocorridas na universidade apontadas pela autora nesta perspectiva, destacando suas críticas a respeito da visão organizacional da universidade, respondendo também a seguinte questão:
- Quais seriam as novas perspectivas e possibilidades para que a universidade se torne realmente inclusiva e democrática segundo essa autora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário