quarta-feira, 25 de maio de 2011

1° Cineclube Conexões em cartaz.

Por: Thayara C. S. de Lima




O 1° Cineclube Conexões em Cartaz marcou a abertura de uma série de espaços de diálogos que serão promovidos pelo PET conexões de saberes- diversidade em parceria com o PET conexões de saberes- identidades, ambos vinculados a UFRJ.
Nessa primeira sessão foi exibido o documentário ´´Atlântico negro: na rota dos orixás``, produção nacional que busca as origens africanas da cultura brasileira através de antigas tradições religiosas afro-brasileiras como o Candomblé e o Tambor de Minas.
Contamos com a presença da Profª Drª Mônica Lima do Instituto de História da UFRJ , para uma brilhante contextualização, nos remetendo inclusive para questões interessantíssimas que estavam submersas no enredo principal.
Questões essas que foram debatidas, após a exibição, sob a mediação do bolsista João Raphael do PET Conexões-identidades, e suscitaram diversas reflexões as quais eu convido agora os meus colegas bolsistas a compartilharem conosco.

Thayara C. S. de Lima

terça-feira, 3 de maio de 2011

Discussão sobre o texto de Marilena Chauí: A universidade pública sob nova perspectiva


Marilena Chauí, é uma filósofa e historiadora de filosofia brasileira, , tendo se especializado em História da Filosofia Moderna e em Filosofia Política. Atualmente Chauí ministra aulas de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da FFLCH-USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Marilena é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de Córdoba, da Argentina.
Sua produção acadêmica conquistou grande êxito, mas alguns de seus trabalhos, escritos em estilo didático e singelo, de fácil compreensão, propiciam seu sucesso também entre as pessoas leigas, desvinculadas do universo acadêmico.
Dentre sua extensa produção de reflexões sobre a Universidade brasileira, foi escolhido para a 3ª roda de discussão virtual dos conexistas o texto "A universidade pública sob nova perspectiva"(clique sobre o título para visualizar o texto na íntegra).
Neste texto, a autora faz um paralelo entre a universidade como uma instituição social ou como uma organização social. Os conexistas foram estimulados a fazerem comentárioa sobre a transição e mudanças ocorridas na universidade apontadas pela autora nesta perspectiva, destacando suas críticas a respeito da visão organizacional da universidade, respondendo também a seguinte questão:
- Quais seriam as novas perspectivas e possibilidades para que a universidade se torne realmente inclusiva e democrática segundo essa autora?