Das discussões online que fizemos (os grupos PET /Conexões de Saberes Diversidade e PET - Conexões de Saberes Identidade) ao longo do primeiro semestre de 2011, sobre a Universidade e suas problemáticas, realizamos um fechamento presencial no dia 01 de agosto para que pudéssemos compilar as conclusões a que chegamos, retirar dúvidas e abrir espaço para novas perspectivas que ainda não tínhamos observado.
Os três textos estudados foram "Conjuntura Educacional: Conexões de Saberes: uma outra visão sobre o ensino superior" de Carmen Teresa Gabriel Sabrina Moehlecke; "A universidade pública sob nova perspectiva" de Marilena Chaui; e "A Universidade do século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade" de Boaventura de Sousa Santos. Cada um desses textos nos deu lastro para uma grande quantidade de questionamentos sobre a realidade da Universidade brasileira, sua crise e também sobre seu posicionamento fronte a entrada desse novo público, os EUOPs (estudantes universitários de origem popular), em seu espaço.
Separados em três grupos, de acordo com o tempo de participação nos projetos, ficamos responsáveis por apresentar para nossos colegas os principais eixos dos textos. Esta atividade foi bastante enriquecedora, já que muitas vezes nas discussões online não era possível entender totalmente a visão dos outros colegas e até mesmo a visão dos autores, o que limitava a discussão. Além disso, foi possível relacionar os textos entre si, algo que ainda não havíamos feito, o que nos fez perceber que todos estes autores ao relacionar suas críticas ao sistema universitário público também explicitam possibilidades de soluções para os problemas destacados.
A dinâmica funcionou muito bem e certamente precisamos repeti-la , afinal, estas reflexões são indispensáveis para nossa formação enquanto sujeitos agentes dentro da Universidade.